Análises Microbiológicas

Análises Microbiológicas

A ideia de estruturar um laboratório para assistência a produtores, canais de distribuição e empresas do ramo surgiu diante da crescente demanda de produtos biológicos e a necessidade de garantir a qualidade desses bioprodutos. O laboratório conta com toda a estrutura necessária para atender todas as necessidades de nossos parceiros com um amplo portifólio de serviços.

 

Confira abaixo as soluções oferecidas aos nossos parceiros:

 

  • Teste de estabilidade em prateleira (shelf life testing) de bioprodutos agrícolas  à base de microrganismos.

  • Isolamento e identificação de fitopatógenos bacterianos e fúngicos,

  • Isolamento, identificação e caracterização bioquímica de microrganismos promotores de crescimento vegetal (Fixação biológica de nitrogênio, produção de auxinas, e biossolubilização minerais) e potencial de biocontrole contra fitopatógenos. 

  • Coliformes totais, Escherichia coli e Contagem de Bactérias Heterotróficas em amostras de água, matéria prima e bioprodutos.

  • Controle de qualidade de bioprodutos agrícolas à base de microrganismos aplicados a agricultura (Azospirillum; Bradyrhizobium; Bacillus thuringiensis; B. subtilis; B. pumilus; B. amyloliquefasciens; B. methylotrophicus; Chromobacterium; Beauveria bassiana; Cordyceps; Metarhizium eTrichoderma). 

Produtos para promover o crescimento vegetal e de biocontrole a base de fungos e bactérias são analisados quanto à qualidade (concentração e pureza), afim de garantir ao seu consumidor e às empresas produtoras a efetividade desses produtos a campo.  As características avaliadas são para fungos são número total de esporos, número de esporos viáveis e unidades formadoras de colônias. Para bactérias avalia-se o número de unidades formadoras de colônias em meios específicos de acordo com as instruções normativas do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA, Manuais de controle de qualidade elaborados pela Embrapa e Protocolos aplicados em Unidades de Pesquisa de importância nacional.
O produto deve ser enviado ao Laboratório na sua embalagem original, contendo os seguintes dados:
   *Data de fabricação   
   *Data de validade  
   *Número do lote  
   *Agente biológico: gênero, espécie e identificação do isolado